Dicas Nutricionais que funcionam

Motivos para consumir mais água durante o dia

Transporte de nutrientes

Absorção de vitaminas

Aumenta a resistência física

Previne cãibras

Controle da pressão arterial

Protege o coração

Melhora o funcionamento do intestino

Protege contra pedra nos rins

Ajuda a emagrecer

Protege os olhos

Manter a pele jovem

Limpa o organismo

 

Frutas, verduras e legumes

Ajudar a controlar o peso não é o único benefício de comer mais frutas, verduras e legumes. Dietas ricas em frutas, verduras e legumes podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas. Frutas, verduras e legumes também fornecem vitaminas, sais minerais, fibras e outras substâncias importantes para prevenção e saúde do nosso organismo.

 

Cereais Integrais

Alimentar-se com cereais integrais beneficia significantemente a saúde, auxilia no combate da prisão de ventre e diminui a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Contribui para o controle de peso, pois quem come cereais se sente mais saciado, controla o colesterol, beneficiando o sistema circulatório; mantém a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. Todos esses benefícios devem estar aliados a uma dieta de baixo teor de gordura e a um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, eliminação do tabagismo, estresse e ansiedade.

Para manter a alimentação rica em cereais integrais confira algumas dicas:

– Ingira pão integral ao invés de pão branco;

– Prefira as massas integrais;

– Experimente os produtos integrais e, caso não goste, inicie ingerindo pequenas quantidades até se acostumar;

– Desenvolva receitas acrescentando aos poucos os cereais integrais em seu cardápio;

– No café da manhã, alimente-se de aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos à base de farinhas integrais;

– Nos lanches, alimente-se de barra de cereais, granola e biscoitos integrais;

– Nas refeições, como almoço e jantar, arroz integral, grãos de trigo, massas e tortas feitas de cereais integrais são uma boa recomendação.

 

Pressão Alta

Uma das doenças silenciosas que acometem a maioria da população mundial é a hipertensão arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”. A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.

Alguns alimentos que podem ajudar no combate a hipertensão:

-Chia, linhaça e semente de girassol – Ricas em ômega 3, ligninas e fibras. São algumas das sementes que ajudam a combater a pressão alta. A quantidade diária ideal de chia ou linhaça é de uma a duas colheres de sopa, que podem ser adicionadas a bebidas ou comidas. Para sementes de girassol, a medida recomendada é de 30 gramas por dia.

-Folha de Beterraba – Rica em vitaminas e minerais como (magnésio e potássio) e antioxidantes que ajudam a equilibrar os efeitos do sódio no corpo.

-Beterraba- Rica em polifenóis e óxido nítrico que favorece a vasodilatação.

-Romã – Rico em antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias, tem efeito benéfico sobre a pressão arterial e doenças cardiovasculares. Um copo de suco de romã por dia vai ajudar bastante no controle da pressão, além de outros benefícios.

-Pistache – Ricos em gorduras saudáveis, magnésio e potássio. De 20 a 30 gramas por dia é um consumo recomendado.

-Chá de Hibisco – Rico em fenóis e antocianinas, antioxidantes que ajudam a normalizar colesterol e baixar a pressão.

-Iogurte Natural – O consumo diário de alimentos fonte de cálcio, magnésio, fósforo e outros nutrientes que ajudam a diminuir a pressão sanguínea.

-Baga de Trigo – Grãos integrais são ricos em fibras e outros componentes que ajudam a controlar o peso e prevenir a pressão alta.

Se você é hipertenso e deseja manter sua pressão controlada procure um nutricionista e adeque a sua alimentação, mudando hábitos de vida.

Por Patrícia Barboza Pessoa- Nutricionista Clinica e Esportiva – CRN 3 29735

Compartilhe:

Comentários: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *