Dicas Nutricionais que funcionam
Motivos para consumir mais água durante o dia
Transporte de nutrientes
Absorção de vitaminas
Aumenta a resistência física
Previne cãibras
Controle da pressão arterial
Protege o coração
Melhora o funcionamento do intestino
Protege contra pedra nos rins
Ajuda a emagrecer
Protege os olhos
Manter a pele jovem
Limpa o organismo
Frutas, verduras e legumes
Ajudar a controlar o peso não é o único benefício de comer mais frutas, verduras e legumes. Dietas ricas em frutas, verduras e legumes podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer e outras doenças crônicas. Frutas, verduras e legumes também fornecem vitaminas, sais minerais, fibras e outras substâncias importantes para prevenção e saúde do nosso organismo.
Cereais Integrais
Alimentar-se com cereais integrais beneficia significantemente a saúde, auxilia no combate da prisão de ventre e diminui a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Contribui para o controle de peso, pois quem come cereais se sente mais saciado, controla o colesterol, beneficiando o sistema circulatório; mantém a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. Todos esses benefícios devem estar aliados a uma dieta de baixo teor de gordura e a um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, eliminação do tabagismo, estresse e ansiedade.
Para manter a alimentação rica em cereais integrais confira algumas dicas:
– Ingira pão integral ao invés de pão branco;
– Prefira as massas integrais;
– Experimente os produtos integrais e, caso não goste, inicie ingerindo pequenas quantidades até se acostumar;
– Desenvolva receitas acrescentando aos poucos os cereais integrais em seu cardápio;
– No café da manhã, alimente-se de aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos à base de farinhas integrais;
– Nos lanches, alimente-se de barra de cereais, granola e biscoitos integrais;
– Nas refeições, como almoço e jantar, arroz integral, grãos de trigo, massas e tortas feitas de cereais integrais são uma boa recomendação.
Pressão Alta
Uma das doenças silenciosas que acometem a maioria da população mundial é a hipertensão arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença, também conhecida como “pressão alta”. A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.
Alguns alimentos que podem ajudar no combate a hipertensão:
-Chia, linhaça e semente de girassol – Ricas em ômega 3, ligninas e fibras. São algumas das sementes que ajudam a combater a pressão alta. A quantidade diária ideal de chia ou linhaça é de uma a duas colheres de sopa, que podem ser adicionadas a bebidas ou comidas. Para sementes de girassol, a medida recomendada é de 30 gramas por dia.
-Folha de Beterraba – Rica em vitaminas e minerais como (magnésio e potássio) e antioxidantes que ajudam a equilibrar os efeitos do sódio no corpo.
-Beterraba- Rica em polifenóis e óxido nítrico que favorece a vasodilatação.
-Romã – Rico em antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias, tem efeito benéfico sobre a pressão arterial e doenças cardiovasculares. Um copo de suco de romã por dia vai ajudar bastante no controle da pressão, além de outros benefícios.
-Pistache – Ricos em gorduras saudáveis, magnésio e potássio. De 20 a 30 gramas por dia é um consumo recomendado.
-Chá de Hibisco – Rico em fenóis e antocianinas, antioxidantes que ajudam a normalizar colesterol e baixar a pressão.
-Iogurte Natural – O consumo diário de alimentos fonte de cálcio, magnésio, fósforo e outros nutrientes que ajudam a diminuir a pressão sanguínea.
-Baga de Trigo – Grãos integrais são ricos em fibras e outros componentes que ajudam a controlar o peso e prevenir a pressão alta.
Se você é hipertenso e deseja manter sua pressão controlada procure um nutricionista e adeque a sua alimentação, mudando hábitos de vida.
Por Patrícia Barboza Pessoa- Nutricionista Clinica e Esportiva – CRN 3 29735