Como evoluir no pilates

Levanta a mão que não acordou numasegunda-feira e se atirou na dieta , na academia, no estúdio querendo resultados da noite pro dia? Sim , muitas vezes queremos que os benefícios da atividade física apareçam num curto período de tempo, sem constância, disciplina e bons hábitos.

Nosso querido Joseph já dizia : “não é o quanto se faz mas sim como se faz”.

Partindo deste princípio, para atingirmos todos os benefícios que o método pode nos proporcionar como, força, flexibilidade, melhora postural e respiratória, alívio do estresse e dores, temos que ter em mente que temos um caminho de construção a seguir. Provavelmente, seu professor saberá olhar para o seu corpo e identificar este caminho para explorar o seu potencial e adequar os exercícios para um determinado objetivo. Como se o seu corpo fosse uma orquestra , o professor o maestro e o pilates o instrumento, ao se entregar numa sessão de pilates para um profissional qualificado tudo fluirá harmonicamente, a orquestra se manifestará afinada, e com certeza os resultados serão percebidos.

As dicas a seguir são, na minha experiência no ensino do movimento, as mais importantes e espero que te ajude a potencializar seus treinos:

  1. Procure um bom profissional que tenha um olhar especial para o seu  corpo e que você confie. Sem entrega você não estará presente nas aulas;
  2. Tenha paciência e compreenda que nem sempre o que queremos de desafios é o melhor no momento. O Pilates é desafiador sempre. Os desafios aumentam conforme a resposta do nosso corpo; temos etapas a seguir, e seu professor saberá te guiar;
  3. Tenha constância, se você não for assíduo o resultado não chegará, seja ele qual for. Um dos princípios do treinamento físico é o da continuidade, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física.  Então, não culpe o método se não consegue atingir seus objetivos porém vive faltando nas aulas
  4. Tenha bons hábitos no dia a dia como uma boa alimentação, uma boa noite de sono, hidratação (beba muita água), momentos de lazer, faça atividades físicas ao ar livre, tome sol e conserve sua saúde mental. O Pilates auxilia bastante no alívio de estresse mas você precisa procurar o que te faz feliz. Lembre-se que ter saúde faz parte disso!
  5. Respeite sua individualidade, você é único e não existe ninguém igual a você e ao seu corpo em todo o universo. Isto é maravilhoso, pois nos faz entender que cada um tem uma história, um tempo, uma resposta. Um determinado exercício poderá ser eficaz ou não, ter um resultado diferente em pessoas distintas. Por isso, a importância do olhar do seu professor .
  6. Tenha foco e não desista. Sem desculpas… comprometa-se consigo mesmo!

Na certeza de ter colaborado no seu caminho no universo do Pilates espero ter aberto o seu olhar na busca do movimento com consciência!

Por: Danielle Salles – @danit.salles

Compartilhe:

Comentários: 1

Comentários estão fechados. Você não pode adicionar novos comentários.