Dia do Profissional de Ed. Física

– 1 de setembro comemoramos o Dia do profissional de Educação FÍsica

O Profissional de Educação Física é capaz de contribuir para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal, através da qualidade de vida, da estética, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais e autoestima. Além disso, é habilitado para:

* Realizar análise e avaliação do atual quadro físico da pessoa, bem como, a identificação dos fatores de riscos ou limitantes para a prática de exercícios físicos.

* Escolher as atividades mais indicadas ao nível de aptidão física do cliente e aos objetivos por ele almejados.

* Orientar quanto ao vestuário, calçados e acessórios para a prática dos exercícios propostos.

* Designar as condições para a prática de um programa de atividade física: local, horário, temperatura, umidade e outras variáveis que podem influir na execução do programar.

* Controlar a duração, frequência, intensidade, velocidade de execução, intervalo, e variações das modalidades do programa de exercícios.

* Atualmente, inclusive, já existe a Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), a qual afirma que no País existe mais de 80 mil profissionais exercendo esta função “individualizada”.

* O Profissional de Educação Física ainda é apto para prescrever:

* Exercícios técnicos: Natação (É considerado 70% técnica e 30% aeróbio)

* Exercícios aeróbios: Caminhada, corrida, ciclismo, dança de salão, entre outros.

* Exercícios de força ou resistidos: Musculação, ginástica localizada, hidroginástica, entre outros.

* Exercícios de flexibilidade ou mobilidade: Alongamentos, exercícios de flexibilidade, entre outros.

Agora que você já sabe mais sobre a profissão e como identificar um profissional sério e competente, está na hora de se aliar ao mesmo e começar a se mexer! Não perca tempo, afinal todo dia é dia para praticar esporte e exalar qualidade de vida! (Portal da Educação Física)

Compartilhe: